Caso 2 – Integração cultural em M&A

Num processo de aquisição, como acelerar a captura do valor?

Uma multinacional alemã, especializada em produtos químicos, com € 6,6 bilhões de receita, adquiriu uma petroquímica brasileira, sua maior aquisição internacional até então. Esta operação garantiu-lhe uma posição privilegiada na produção mundial de borracha sintética.

Os líderes do projeto de aquisição e integração da empresa brasileira à estrutura mundial tinham alguns desafios a superar logo após a divulgação oficial ao mercado financeiro mundial.

Havia a necessidade de identificar rapidamente os níveis de competência interna da equipe sênior e também seu grau de internacionalização. Definições estratégicas dependiam da nova equipe de liderança da unidade produtiva brasileira, que deveria ser primordialmente conduzida pela própria equipe da empresa adquirida. A preocupação com a capacidade de integração cultural entre as duas empresas exigia uma abordagem consistente e uma boa comunicação.

Todo o processo de avaliação e recomendações durou duas semanas, tendo vinte e três altos executivos como participantes.

A rapidez e a qualidade das análises e recomendações oferecidas pela equipe da consultoria foram surpreendentes. Com a profundidade das análises que obtivemos, pudemos tomar decisões importantíssimas agora, significando capturar sinergias operacionais e de vendas muito mais cedo, com retornos muito mais rápidos” – afirmou o novo Presidente da unidade adquirida no Brasil.

Estamos muito satisfeitos com a qualidade internacional do trabalho realizado. Ficamos também satisfeitos pela forma com que os trabalhos foram conduzidos, com praticamente nenhum ruído e um alto grau de respeito aos participantes” – comentou o Diretor Mundial de RH da empresa adquirente.

Os resultados do projeto ajudaram a constituir a nova equipe de liderança da operação no Brasil, colocando em evidência pessoas de alto potencial e adaptabilidade, bem como definindo um plano de desenvolvimento e intercâmbio internacional para toda a equipe.

Documento sem título